Translate

quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Princípio da Solidariedade" por Priscilla Lima

Texto sobre “Solidariedade”, selecionado entre 12.903 e publicado na coletânea dos 100 trabalhos classificados no Concurso de Redação para Universitários brasileiros, no livro Solidariedade, Solidarité, Solidarity da UNESCO e Folha Dirigida, de tiragem para mais de 192 países, traduzido para o inglês e francês e recebimento da placa de Honra ao Mérito e homenagem na Academia Brasileira de Letras – ABL


"Princípio da Solidariedade"
Um sorriso nos lábios, um olhar esperançoso, um gesto repleto de gratidão, um coração feliz diante de um ato que concretiza o mais nobre sentimento e se conhece por um nome: solidariedade.Ato de olhar o mundo com cuidado, sabendo o quanto é importante que ele esteja saudável.Ato de ter empatia pelo outro.Ato inerente àqueles que amam verdadeiramente.Não só em palavras, mas em síntese, por completo.

O mundo é competitivo, muitos querem sempre mais vantagens materiais, intelectuais, mais poder e status que os outros.A linguagem deste tipo de mundo afirma que o importante é ganhar e não medir esforços para isso.E, muitas vezes, esses esforços são: terríveis genocídios, traições, violência gratuita, inveja consumada, egoísmo inaceitável, atitudes irracionais, um verdadeiro coquetel de ambição exacerbada.Mas, o indivíduo não pode precisar este sentimento competitivo, sem analisar o propósito dessas ações.Por que não abolir a competição e ratificar a cooperação? Por que vendar os olhos do coração e anestesiar os sentimentos? Que prêmio é tão importante que não pode ser compartilhado,e deve ser alegria só de alguns?

O mundo seria muito mais contente, mais aconchegante, muito mais charmoso se fosse mais sorridente.Para isso acontecer, ele precisa ser mais solidário.E, não é difícil como alguns podem pensar.É muito mais fácil e útil fazer brotar um sorriso no rosto de uma pessoa, que leva – lá a chorar.É compreender o mandamento e discernir sobre ele: “ame ao seu próximo, como a si mesmo”.É respeitar as diferenças e discriminar o preconceito.Fazer o bem, mas olhando e respeitando a quem.Enxergar a alma do outro, através do olhar.Ter sensibilidade para identificar suas necessidades.Não esperar algo em troca.Se doar sem querer barganhar vantagens.Chorar com aqueles que choram, gargalhar com aqueles que demonstram seu momento de felicidade.Ver nos outros retratos de sua própria vida e, abençoar as famílias de todos como quer que a sua seja abençoada.Riscar dos seus princípios a palavra acepção.Confirmar a palavra cooperação.Acender como uma estrela e concretizar este gesto de amor.

Fora violência, absurda em todas as suas classificações; em suas guerras e ditaduras dispensáveis e alimentadas pela competição. Ajuda a todos os povos; a todas as crianças, sejam elas, africanas, russas, chinesas, judias, palestinas,americanas.Pois, é maravilhoso cumprir de forma consciente o que traz realização ao próximo,sabendo exercer a boa ação, participando ao mundo uma bela e eficaz missão que é a apologia ao amor, ao respeito e cuidado ao ser humano: o princípio da solidariedade.
Priscilla Lima

7 comentários:

  1. Texto lindo, lindo, lindo!

    Bjo, querida!

    "ah se todos no mundo fossem iguais a vc... que maravilha... VIVER! "

    ResponderExcluir
  2. O post de hoje tá lindo com esse belíssimo texto da nossa querida Pri!!

    Imagina como o mundo não seria melhor se todos colocassem em prática o significado da Solidariedade, né??

    Beijo enorme meu solzinho!!!

    "A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana."

    ResponderExcluir
  3. Viva a “Solidariedade”, se todos tivesse um poko mas de “Solidariedade” o mundo seria completamente diferente.

    Pri azarou com esse texto parabéns
    O mundo tinha que ler cada palavrinha e olha mas pra dentro de si mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Realmente tá de PARABÉNS a escritora!

    E acredito que se cada um pudesse tirar uma letra e juntos formassemos palavras, de palavras formassemos frases,sendo curtas ou de longas linhas,depois formassesmos paragrafos, e daí vários e vários textos, vários livros desses em nossa pele, estaremos todos de PARABÉNS. E sei que tentar vale a pena, mesmo que uma letra precise ficar mais junta que outra, td vale a pena, basta fazer sem querer entender, ou mesmo ficar se perguntando os "porques", apenas fazer.

    Belo texto! O "resto" (ação) é com cada um.

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Então...texto lindo pra refletirmos né...."Solidariedade"....tão simples! Dizem q "a verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca"... então eu penso: vc transmite uma "coisa" tão boa, q me sinto solidária à vc....já falei...gosto muuuito de ti..."de graça"....SOLIDARIEDADE!!!
    Bjim..."Docinho"(menina super poderosa...rsrs)

    ResponderExcluir
  6. Querida Thatyyy, mas q fofa *-* Que bom q vc gostou do texto e postou.E todos que leram :) Que tenhamos sempre, corações solidários! Vc é um amor!!! Fiz pra vc, os versinhos abaixo:

    " Leve e delicada: és uma bailarina! Encantadora e sedutora num que bailar que fascina.E, todos extasiados em gratidão,aplaudem os seus passos com paixão.E se deixam levar pela sua alegria e pela presença forte de seu ego de leonina.Mas que não nega a simplicidade em seu sorriso de menina.Bailarina,linda,meiga,forte e decidida.Leal e firme em seus passos.Admirável como pessoa e como amiga.Não tem como não aplaudí -la por sua lucidez tão feminina.E tu és mui querida.Te adoro muito, Thaty Lira."

    Beijos, Pri Lima

    ResponderExcluir